At 1.5 “Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o
Espírito Santo, não muito depois destes dias.”
Introdução: Uma das doutrinas principais das Escrituras é o batismo no Espírito
Santo (1.4 nota sobre “batismo no”, ao invés de “batismo com”, o Espírito Santo).
A respeito do batismo no Espírito Santo, a Palavra de Deus ensina o seguinte:
O batismo no Espírito é para todos que professam sua fé em Cristo.
Todos que nasceram de novo, e, assim, receberam o Espírito Santo para neles habitar.
(Mt 3.11; Mc 1.8; Lc 3.16; Jo 1.33). Ele ordenou aos discípulos não começarem a
testemunhar até que fossem batizados no Espírito Santo e revestidos do poder do alto
(Lc 24.49; At 1.4,5,8).
O batismo no Espírito Santo é uma obra distinta e à parte da regeneração.
Assim como a obra santificadora do Espírito é distinta e completiva em relação
à obra regeneradora do mesmo Espírito, assim também o batismo no Espírito
complementa a obra regeneradora e santificadora do Espírito.
No mesmo dia em que Jesus ressuscitou, Ele assoprou sobre seus discípulos e disse:
“Recebei o Espírito Santo” (Jo 20.22), indicando que a regeneração e a nova vida
estavam-lhes sendo concedidas.
Depois, Ele lhes disse que também deviam ser “revestidos de poder” pelo Espírito
Santo (Lc 24.49; At 1.5,8). Portanto, este batismo é uma experiência subsequente à
regeneração. (11.17; 9.6).
Ser batizado no Espírito significa experimentar a plenitude do Espírito. (1.5;
2.4). Este batismo teria lugar somente a partir do dia de Pentecoste.
Quanto aos que foram cheios do Espírito Santo antes do dia de Pentecoste (e.g. Lc
1.15,67), Lucas não emprega a expressão “batizados no Espírito Santo”. Este evento
só ocorreria depois da ascensão de Cristo. (1.2-5; Lc 24.49-51, Jo 16.7-14).
O livro de Atos descreve o falar noutras línguas como o sinal inicial do batismo
no Espírito Santo. (2.4; 10.45,46; 19.6).
O batismo no Espírito Santo outorgará ao crente ousadia e poder celestial para
este realizar grandes obras em nome de Cristo. Dar com eficácia o seu testemunho
na pregação (1.8; 2.14-41; 4.31; 6.8; Rm 15.18,19; 1Co 2.4). Esse poder não se trata
de uma força impessoal, mas de uma manifestação do Espírito Santo, na qual a
presença, a glória e a operação de Jesus estão presentes com seu povo (Jo 14.16-18;
16.14; 1Co 12.7)
Resultados do genuíno batismo no Espírito Santo são:
(a) mensagens proféticas e louvores (2.4, 17; 10.46; 1Co 14.2,15)
(b) maior sensibilidade contra o pecado que entristece o Espírito Santo, uma maior
busca da retidão e uma percepção mais profunda do juízo divino contra a impiedade
(Jo 16.8 nota; At 1.8)
(c) uma vida que glorifica a Jesus Cristo (Jo 16.13,14; At 4.33)
(d) visões da parte do Espírito (2.17)
(e) manifestação dos vários dons do Espírito Santo (1Co 12.4-10)
(f) maior desejo de orar e interceder (2.41,42; 3.1; 4.23-31; 6.4; 10.9; Rm 8.26)
(g) maior amor à Palavra de Deus e melhor compreensão dela (Jo 16.13; At 2.42)
(h) uma convicção cada vez maior de Deus como nosso Pai (At 1.4; Rm 8.15; Gl 4.6).
Condições prévias para o batismo no Espírito Santo.
(a) Devemos aceitar pela fé a Jesus Cristo como Senhor e Salvador e apartar-nos do
pecado e do mundo (2.38-40; 8.12-17).
Isto importa em submeter a Deus a nossa vontade (àqueles que lhe obedecem”, 5.32).
Devemos abandonar tudo o que ofende a Deus, para então podermos ser “vaso para
honra, santificado e idôneo para o uso do Senhor” (2Tm 2.21).
(b) É preciso querer o batismo. O crente deve ter grande fome e sede pelo batismo no
Espírito Santo (Jo 7.37-39; cf. Is 44.3; Mt 5.6; 6.33).
(c) Muitos recebem o batismo como resposta à oração neste sentido (Lc 11.13; At
1.14; 2.1-4; 4.31; 8.15,17).
(d) Devemos esperar convictos que Deus nos batizará no Espírito Santo (Mc 11.24;
At 1.4,5).
O batismo no Espírito Santo permanece na vida do crente mediante:
A oração (4.31), o testemunho (4.31, 33), a adoração no Espírito (Ef 5.18,19) e
uma vida santificada (Ef 5.18).
Por mais poderosa que seja a experiência inicial do batismo no Espírito Santo sobre o
crente, se ela não for expressa numa vida de oração, de testemunho e de santidade,
logo se tornará numa glória desvanecente.
Conclusão: O batismo no Espírito Santo ocorre uma só vez na vida do crente e
move-o à consagração à obra de Deus, para, assim, testemunhar com poder e retidão.
A Bíblia fala de renovações posteriores ao batismo inicial do Espírito Santo (4.31;
4.8, 31; 13.9; Ef 5.18). O batismo no Espírito, portanto, conduz o crente a um
relacionamento com o Espírito, que deve ser renovado (4.31) e conservado (Ef 5.18).
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